Translate

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

BOIPEBA/BA

Oie pessoal!!!

Hoje vamos conhecer um pedacinho do paraíso chamado Boipeba. Uma Ilha que fica no estado da Bahia.
Lugar para quem quer descansar, esse é o lema. Claro que por ser uma ilha deve haver planejamento, como levar dinheiro por exemplo, pois é difícil de chegar, em quase nenhum lugar se aceita cartão, quando aceitam é difícil pegar o sinal, banco sem chance e não tem aquelaaa infraestrutura, mas a beleza do lugar, a simpatia dos nativos e o convite para o descanso compensam qualquer falta de comodidade.

Então vamos lá. Primeira providência é o aéreo para Salvador. Se chegar final de tarde ou a noite, vai ter que pernoitar em Salvador, e para isso indico o Ibis Rio Vermelho ou Spotlight Hotel Salvador, compensa o que estiver com a tarifa mais barata.

Seguindo viagem, você terá duas opções: sair de lancha ou catamarã direto de Salvador e enfrentar o mar aberto até chegar em Boipeba (2h30min + ou -) ou valer-se do trio: ferry + ônibus + lancha (4h30min + ou -). A 1ª opção é para os fortes, porque o mar aberto derruba qualquer estômago, portanto, se você tiver problemas estomacais, sugiro que não opte pela travessia direto de Salvador, porque vai se arrepender, passar mal e estragar uns dias da sua viagem até se recuperar completamente. Se for forte, vá com fé kkk.

Eu opto pela segunda opção, então pegue um táxi até o ferryboat de Salvador e compre uma passagem para travessia a pé até Itaparica (Seg-quin R$ 3,95 e sab, dom e fer R$ 5,20). Terminada a travessia do ferry, siga a pé mesmo até a empresa de ônibus que fará o transporte até Valença. No ônibus para Valença, peça que o motorista pare o mais próximo possível do terminal de lanchas para Boipeba. Ele vai te dizer a hora de descer e é só seguir reto por uns 500 metros e pronto: chegou no terminal. Lá, compre uma passagem de lancha rápida para Boipeba.

Vejam só, todo esse trajeto  de ferry + ônibus + lancha, pode ser feito de carro até Valença (inclusive, eu já o fiz), só que você terá que deixar o carro estacionado e parado durante toda a sua estadia em Boipeba ou em Morro de São Paulo, e se o carro for alugado, você perderá dinheiro e pagará pelo estacionamento, então, é melhor de ônibus.

Outra dica importante é que Valença é terminal de lancha tanto para Morro de São Paulo quanto para Boipeba, no entanto, farei um post exclusivo de Morro, mas já fiquem atentos às dicas acima porque valem paras as duas estadias. Site do Rique te explicando todo o trajeto direitinhohttp://www.viajenaviagem.com/2010/01/de-salvador-a-boipeba-por-ferry-boat-onibus-e-lancha/

Hospedagem em Boipeba: Indico, sem erro, Pousada Aldeia (http://www.pousadaaldeia.com.br/). Os donos são muito gentis, Ricardo e Flávia te tratam como amigos e não como hóspedes e te dão dicas valiosas, com olhar de nativos, de lugares que não podem deixar de conhecer. Quarto sem TV, porque o intuito é esse, lembram?! mas com uma cama excelente e banheiro ótimo. As fotos no site não mentem kk

Como chegar hotel: desçam no terminal em Boipeba, virem à direita, sigam andando até o final da rua e subam à esquerda. Pronto, ao lado restaurante verão a placa do hotel.

Em Boipeba, vocês terão tempo pra andarem muito e conhecerem uma praia mais linda que a outra, dá pra ir andando até Moreré. A nossa preferida é a praia Tassimirim, onde na maré baixa formam piscinas naturais e dá pra mergulhar e ver os peixinhos, e é também onde fica a Barraca do Bobó (Barraca Tassimirim), gente finíssima que teve a gentileza de guardar as nossas bóias, máscaras, snorkel, guarda-sol, enfim toda a nossa parafernalha em sua casa, para que não precisássemos trazê-la todos os dias a pé pela trilha. E ele cozinha como ninguémmm... A comida do Bobó (Luciano) vale cada centavo pedido, nada como a sua moqueca de camarão ou de polvo : )

Famosa também é a lagosta na manteiga do Seu Guido... da primeira vez que fomos, e não era tãooo turístico, valeu cada centavo, mas agora no final de 2012, o atendimento não estava a contento, a lagosta foi servida fria, faltando acompanhamentos e com o preço bem mais salgado. Talvez tenha sido somente um dia ruim, mas para ser fiel aos meus leitores, não indicaria a visita.

Praias de Boipeba: Boca da Barra (a + movimentada), Outeiros, das Pedrinhas, Tassimirim, Cueira, Moreré, Bainema e Ponta dos Castelhanos (http://www.boipeba.net.br/), todas lindas e que vocês conhecem caminhando... quando chegarem em Moreré, voltem de trator por dentro da ilha, vale a aventura e o descanso para os pés.

Lugares pra comer: Barraca Tassimirim (na praia de mesmo nome), Restaurante Panela de Barro (vila) e Casa Namoa Creparie (https://www.facebook.com/casanamoa). Os três valem muito a pena.
Agora, umas fotinhas para alavancar a vontade de conhecer um lugar novo kkk (em pleno reveillon e a praia assim, praticamente vazia):



Finalizando, li que segundo o ranking "Traveller's Choice" do TripAdvisor, Boipeba foi eleita a 2ª melhor Ilha da América do Sul, e eu que AMO a Bahia, festejei demais..., segue o ranking para vocês conferirem:
1ª - Ilha de Páscoa (Chile)
2ª - Ilha de Boipeba (Bahia)
3ª - Ilha Grande (Rio de Janeiro)
4ª - Fernando de Noronha (Pernambuco)
5ª - Santa Cruz, Ilhas Galápagos (Equador)
6ª - Ilhabela (São Paulo)
7ª - Isla Chiloe, Lake District (Chile)
8ª - Isabela, Ilhas Galápagos (Equador)
9ª - San Andres Island (San Andres)
10ª - Margarita Island, Coastal Islands (Venezuela)
Sem mais, eu desejo a vocês uma ótima viagem!!! E que as dicas e a Ilha valham muito a pena!!!
Bjuuuuusssssssss

4 comentários: